Páginas

10/03/2011

A IMPRENSA QUE EU QUERO


Dia 30 de setembro de 2011, na cidade de Parnaíba, realizamos nossa formatura no CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM RÁDIO E TV da escola de rádio da FUNDAÇÃO DOM AVELAR DE TERESINA. Graças a essa formação que obtive, hoje eu sei a imprensa que eu quero. A imprensa que quero é aquela que não só fala em público, mas em nome do público. Não fui ainda escolhido para essa representação, mas me sinto no dever de ocupar as cadeiras vazias deixadas pelos líderes políticos e sindicais e pelos governantes que caíram em desgraça por terem impregnado em suas atuações a prática da corrupção. Entendo que o povo transferiu para a imprensa a confiança perdida em relação a esses dirigentes.
Para mim, os meios de comunicação também devem ser representantes da cidadania e mediadores entre ela e o poder. O rádio, a televisão, jornais impressos e a imprensa em geral, devem estar presentes, no meio de todos os conflitos sociais. Devem descobrir escândalos, fiscalizar as autoridades, cobrar promessas de campanha, defender os direitos do consumidor, resolver problemas cotidianos, desde o bairro que ficou sem luz, a falta de atendimento nos postos de saúde e hospitais, a rua esburacada, a falta de merenda na escola, a falta de limpeza pública, de segurança, em fim, até a campanhas para auxiliar pessoas mais necessitadas.
            Na escola de Rádio da Fundação Dom Avelar, aprendi a fazer uma imprensa que dever ser a Guardiã dos bons costumes e fiscal do “dinheiro do contribuinte” Uma imprensa de Qualidade na produção da informação, que deve ser produzida com exatidão, veracidade e interpretação dos fatos de forma justa.
           Aprendi a fazer uma imprensa que comunique para mudar algo dentro das pessoas, como bem dizia meu mestre Jessé Barbosa (pra mim, a maior referência de ética na comunicação do Piauí). E essa mudança no interior das pessoas que pretendemos promover através desse tipo de comunicação, terá como objetivo principal, a construção da cidadania plena de nossa sociedade.
          Agora, com habilitação profissional na área, vou me empenhar de corpo e alma em defesa dessa filosofia de comunicação. E procurarei trabalhar em defesa dos direitos do povo, da liberdade de expressão com responsabilidade e ética e pelo desenvolvimento com justiça social do nosso litoral. Que Deus nos abençoe nessa nova empreitada.














* Fotos: proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário