Páginas

9/12/2011

Projeto de R$ 1,5 milhão da Lagoa do Portinho não saiu do papel

O Governo Federal cedeu à Secretaria Estadual de Turismo do Piauí no mês de março deste ano (2011) um imóvel de domínio da União de cerca de um hectare na Lagoa do Portinho,  em Parnaíba, para a viabilização da execução do projeto de urbanização do local, destinado ao fomento ao turismo, ao desenvolvimento econômico e social da comunidade. O projeto prevê a utilização dos espaços e a construção de equipamentos urbanos e lacustre. O Governo do Estado do Piauí tem 180 dias, a contar da assinatura do contrato de cessão de uso, para apresentar um plano de gestão detalhado. A cessão tem vigência de 20 anos.

A principal via de acesso a Lagoa do Portinho, a mais exótica do mundo, cartão postal do Piauí, cantada em verso e prosa pelos parnaibanos, está em péssimas condições de uso. O pequeno trecho que liga a BR 343 (Rodovia Governador Alberto Silva) a Lagoa do Portinho em Parnaíba. Há anos a rodovia não é recuperada e até o momento não há sinais de solução para o problema.
Na margem da lagoa, do lado de Parnaíba, existe o Centro Recreativo Lagoa do Portinho onde ficam vários bares e restaurantes, além da Pousada Lagoa do Portinho do Sesi.

A Secretaria Estadual do Turismo (SETUR) fez convênio ainda no ano de 2007 junto ao Ministério do Turismo (MTur) para a revitalização da Lagoa do Portinho, mas o convênio nunca saiu do papel. O projeto previa a construção de bares, box para a venda de souvernis, instalação elétrica, hidráulica e sanitária, drenagem pluvial, muro de arrimo com 200m de comprimento, passarela de contemplação, estacionamento e um portal de entrada que daria uma nova vida ao local. Ao todo seriam investidos R$ 1.489.423,69. A obra deveria ser concluída em um ano, ou seja, deveria estar pronta em 2008. O governo se comprometeu também de realizar recuperação do trecho da via asfáltica que liga a BR 343 a lagoa.
O governo do estado do Piauí, através da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) deu ordem de serviço para o início de obras no dia 5 de março deste ano (2011). Mas tudo não passou de promessas e o que se vê hoje é uma lagoa que agoniza e pede socorro.

Esperamos agora que o vice-governador Moraes Souza Filho, um parnaibano, ciente das necessidades de melhorar a infraestrutura naquele local, leve ao conhecimento do governador Wilson Martins as reivindicações da nossa população.
 
*Jornal da Parnaíba | Fotos: Edilson Moraes Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário