Páginas

3/08/2012

Ministério do Turismo destaca belezas do Delta do Parnaíba


Delta do Parnaíba
Se ao Piauí só coube um pouquinho do litoral nordestino (aproximadamente 66 km), restou-lhe também um dos seus mais belos trechos, o famoso Delta do Parnaíba. Após serpentear pelo estado, o Rio Parnaíba deságua no oceano, formando um espetáculo de ilhas e ilhotas entre dunas de areia branquinha. A brisa oceânica sopra sobre o casario colonial bem preservado do município, muitas vezes ocupado por casas de cultura, bares e restaurantes, em torno de ruas largas e arborizadas.

Ao se abrir para o oceano, o Rio Parnaíba forma o único delta das Américas em mar aberto, formando 73 ilhas. Dá pra imaginar a diversidade de fauna, flora e cenários em manguezais, igarapés, praias e dunas, ocupando uma área de 2,7 mil quilômetros quadrados.

Não perca!

Ilha do Caju Por ser totalmente preservada, a Ilha do Caju é ponto de parada de aves migratórias e conta com uma incrível diversidade de fauna e flora. Manguezais, dunas, matas e campos a penas 50 km do município.
 
Porto das Barcas Um complexo turístico que reúne prédios de interesse histórico dos séculos XVIII e XIX, além de ser ponto de partida para os inúmeros passeios pelo delta.
 
Lagoa do Portinho Uma reentrância do Rio Portinho é um belo local de dunas, combares nas margens, onde é se pode praticar pesca esportiva e outros esportes náuticos.
 
lha Grande de Santa Isabel A 16 km do centro de Parnaíba, é praia com dunas e pedras, um cenário rústico com barcos de pescadores-artesãos.
 
Passeio de Barco pelo Delta do Parnaíba É claro que um passeio de barco pelo Delta é obrigatório para o visitante que quer se deslumbrar com a beleza da região. Os roteiros incluem visita à foz, a igarapés, a ilhas, com paradas para banhos e trilhas.
 
Passeio de Bugue Com um passeio de bugue também é possível conhecer a região, através das dunas do Gemedor e do Urubu. Com pausa para um refrescante banho nas lagoas.
 
Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário