A Câmara de Vereadores do município de Cajueiro da Praia, a 394 km de Teresina, vai votar nos próximos dias a Lei de Combate ao Nepotismo Municipal para regular e servir de base em apurações de supostos casos de nepotismo. A suspeita de prática deste crime é objeto ainda de uma das ações populares a serem movidas pelo advogado e vereador Jairo Carvalho (PTC) contra a atual prefeita Vânia Ribeiro.
A principal suspeita do vereador gira em torno da criação de cargos e nomeação de parentes da prefeita, ligados diretamente ao gabinete da gestão administrativa municipal. Entre elas, o cargo de Coordenador de Articulação das Secretarias Municipais, para o qual foi nomeado o ex-prefeito Vicente dos Santos Ribeiro. O político já foi inclusive condenado pelo TJ em ação civil pública por dano ao erário municipal.
O outro cargo, para o qual foi nomeado o filho da prefeita, Thiago de Carvalho Ribeiro, é o de Chefe do Escritório em Teresina. "Quando questionei esse cargo, e sobre a localização deste suposto escritório em Teresina, fui alvo de retaliação. Mas precisamos de respostas sobre a criação destes cargos, já que temos entre eles um ex-prefeito já condenado, que coordena todas as secretarias, agindo como um primeiro ministro", afirmou o vereador ao 180graus.
Entre as nomeações, estão ainda, segundo o vereador, um primo do ex-prefeito e um irmão da prefeita, que assumem as secretarias de Finanças e de Governo, respectivamente. Segundo as publicações, as nomeações aconteceram exatamente no segundo dia de administração, o que para o vereador foi considerado um ato de "ilegalidade e imoralidade".
*(REPÓRTERES: Apoliana Oliveira e Fábio Carvalho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário