Páginas

7/26/2011

CRIME E PERIGO NA ORLA DE ATALAIA II

No dia 04 de maio de 2010, fizemos aqui em nosso Blog esse mesmo alerta com o título CRIME E PERIGO NA ORLA DE ATALAIA. O Proparnaiba também. E agora novamente. Veja: 
Por duas vezes, uma no mês de abril e outra em junho, o Proparnaiba.com fez o alerta, mas nada foi feito. A TV Cidade Verde fez um novo flagra, mas o Ibama alegou para a emissora que a popualção precisa denunciar. Porém isso já ocorreu, através do Proparnaiba.
Veja a matéria:
A equipe da TV Cidade Verde flagrou vários barcos fazendo arrastão de camarão no litoral piauiense em uma distância não permitida. De acordo com a legislação, as embarcações deveriam fazer a pesca em uma área superior a três milhas náuticas (5.556 metros) da orla. Cada milha náutica equivale a 1.852 metros.Assis Daniel, chefe substituto do Ibama de Parnaíba mostrou-se indignado com a cena, mas admite que é o órgão tem dificuldade para fiscalizar porque não possui embarcação e depende do auxílio da Capitania dos Portos. “O local é proibido. É um absurdo a gente ver uma situação dessa”. Ele explica que a população pode auxiliar na fiscalização e denunciar o barco pelo nome ou número a fim de que seja feita a notificação do proprietário que deve se justificar.  O biólogo Mário Magalhães informa que o arrasto próximo à praia causa grandes danos ao meio ambiente porque captura peixes juvenis, tartarugas, e até mesmo mamíferos como botos e peixes-bois.
O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, descreve que para fiscalizar todo o litoral “seria necessário que o Ibama ficasse 24h dentro do mar. O que não é possível”. A punição para os donos das embarcações flagrados fazendo arrastão fora da área permitida é de R$ 700 com a possibilidade de ônus em mais R$ 100, conforme a carga. “A embarcação também é impedida de entrar no mar durante um período. O problema é que nem todas são do Piauí, mas de outros Estados”, diz Mafra. 


*Com informações de Carol Porto 
*(Correspondente da TV Cidade Verde em Parnaíba)
*Edição e complemento: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário