Páginas

6/27/2013

Estudantes realizam “Ato – Debate” na praça pública em Parnaíba


Estudantes da UFPI, UESPI, ensino médio das escolas públicas e privadas, além da presença da sociedade parnaibana compareceram ao “Ato Debate” que tinha como propósito a discussão e deliberação de uma pauta de reivindicações sobre o transporte público da cidade de Parnaíba.

No ato debate, os estudantes presentes expuseram suas indignações acerca do atual transporte do município e no decorrer das falas, pautas que buscam a melhoria do transporte da cidade foram anotadas.

De acordo com a estudante, Maristela, não existe transporte público em Parnaíba e os carros que fazem o transporte estão todos quebrados. “Se formos às ruas e dialogar com o poder público, vai dar resultado para o movimento”, pontuou a estudante.

Foram deliberadas as reivindicações apresentadas, que serão devidamente entregues para a Secretaria de Transporte e Trânsito, junto a Prefeitura Municipal de Parnaíba e assim os estudantes poderem dialogar diante das políticas por um transporte público, gratuito e de qualidade.

Foi encaminhado um ato de manifestação intitulado de “Panelaço pelo transporte público”, que será realizado na próxima sexta-feira (28/06) às 16h em frente a UFPI-Parnaíba e será mais uma iniciativa do manifesto da luta por um transporte público.

Agora, os estudantes estão com a pauta de reivindicações pronta que será entregue para as instâncias responsáveis.

Opinião do Jornal da Parnaíba:
O Ato – Debate, O Panelaço, As Caminhadas, todas são manifestações válidas, mas como vimos ficou muito incorporadas as lutas de cunho nacional. O bom exemplo foi a derrubada da PEC 37 (Projeto de Emenda Constitucional nº 37) que foi derrubado na Câmara dos Deputados no dia de ontem (25). Como temos que fazer uma pauta de reivindicações direcionadas aos problemas locais, como foi o caso do realizado hoje, onde o foco era o Transporte Público de Parnaíba, que é inexistente.

Mas ao meu ponto de vista deveriam insistir no Ato – Debate. De preferência que fosse realizado em um auditório onde houvesse uma mesa composta com os principais atores responsáveis pelos transportes Públicos em nosso município. Sabemos que a licitação de linhas de ônibus está suspensa por conta de uma liminar concedida por um desembargador. Então uma das questões é como derrubar esta liminar? Na realização do Ato – Debate, o Desembargador, o Ministério Público, O prefeito municipal, o Secretaria de Transporte, Trânsito e articulação com as Forças de Segurança, poderiam ser convidados para auxiliar na solução para estas questões.

E isto tem que ser feito o mais rapidamente possível uma vez que o presidente do Senado em pronunciamento realizado ontem disse que vai coloca em votação um projeto que discutirá a implantação do passe livre para os estudantes com recursos da educação que virão dos 75% dos royalties aprovados no texto base no dia de ontem.

De que adiantará recursos, passe livre, se não temos linha de ônibus regular, rotas para os principais barros, para que os estudantes possam utilizar!

Além dos Universitários da UESPI, UFPI e demais estudantes de Parnaíba, deveriam ser chamados para esta luta os idosos, policiais, deficientes físicos e os trabalhadores que já dispõe de gratuidade previstos em lei, mas não têm ônibus para desfrutarem dos seus direitos. Quem paga passagem mesmo é o estudante.
Após o Ato – Debate seria redigido um documento, uma espécie de carta compromisso onde todos os atores do Transporte Público e um representante do movimento assinariam e daria conhecimento à imprensa para que fosse tudo registrado para uma possível cobrança posterior.

*Por José Wilson – Redator do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário