Páginas

1/07/2014

Forum de desenvolvimento 'Desatando Nós' realiza primeiro encontro

Valdeci Cavalcante abriu o Forum. Foto: ADN10
A Escola  de Marinha Mercante, a Base Aeronaval, a Marina e o Porto de Luís Correia foram os temas tratados neste primeiro encontro do Forum de Desenvolvimento Desatando Nós-Litoral do Piauí.
Como o primeiro palestrante do sábado (14 de dezembro), Valdeci de Sousa Cavalcante, presidente da Fecomércio-PI, brindou os mais de 130 participantes  inscritos com uma bem concatenada reunião de ideias em torno do eixo porto-marina, abordando toda a produção de riqueza do estado, desde o extremo sul ao litoral. Segundo Cavalcante, a implantação da marina de Luís Correia em nada inviabiliza o funcionamento do porto; pelo contrário, são empreendimentos que se complementam. Valdeci disse ainda, que pela ausência do porto e de vias de escoamento, sejam fluviais ou férreas, toda a produção dos cerrados piauienses é exportada pelos portos de Itaqui (Maranhão), Pecém (Ceara) ou Suape (Pernambuco), deixando nada, ou quase nada, de riqueza no estado. 
Na segunda palestra da manhã, o deputado federal e representante da Marinha no Congresso Nacional, Hugo Napoleão do Rego Neto, deu ênfase à implantação de uma escola de marinha mercante no Piauí e de uma base aeronaval na região. Segundo o deputado, as tratativas estão em estado avançado e que a conclusão do porto é de vital importância tanto para a escola quanto para a base  aérea.
O forum Desatando Nós tem como organizadores os clubes de Rotary, Lions e Maçonaria e conta com o apoio  do Conselho Regional de Administração do Piauí e Sesc Piauí. A discussão e busca de novos temas prossegue nositetodesatandonos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário