Páginas

11/20/2013

Cajueiro da Praia recebe projeto inovador na Rota das Emoções

Na próxima sexta-feira, 22, a partir das 9 horas, a ONG CARE Brasil lançará a Pedra Fundamental do Centro de Formação de Empreendedores – CEFEM, em Cajueiro da Praia. O evento marca o início da construção de uma escola autossustentável que pretende ofertar cursos técnicos em temáticas relacionadas ao desenvolvimento local do território da Rota das Emoções, uma importante rota turística que fica entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, no Nordeste brasileiro. O Centro está localizado ao lado da base Peixe-boi, sede da APA Delta do Parnaíba.
O projeto, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, é inédito na região do Piauí, Ceará e Maranhão e pretende ser modelo para construção de outras escolas. A ONG já desenvolve trabalhos no município, desde 2008. Para a prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, a iniciativa é muito bem-vinda e vai contribuir para a capacitação dos jovens do município. “Além disso valoriza a nossa cidade, ajudando a desenvolver o nosso turismo de uma forma sustentável”, destacou.
O objetivo principal é contribuir para a redução da pobreza na região e promover a sustentabilidade por meio da educação de jovens voltada ao empreendedorismo social,ambiental e econômico, além de promover o turismo responsável e inclusivo.
“O nosso grande diferencial é a formação em gestão. A escola dará uma oportunidade. A idéia é disseminar esse modelo para outras localidades do Nordeste”, afirma João Martins, Coordenador de Programas da CARE Brasil.
Serão implementadas cinco unidades produtivas: uma pousada com seis bangalôs para hospedar os visitantes, tanques para criação de peixe, uma unidade produtora de polpa de frutas, uma de lacticínios e uma horta orgânica para promover o ensino prático para os alunos.
O número de beneficiários diretos do Projeto será de 500 jovens do litoral norte do Piauí e de beneficiários indiretos 3.000 adultos da mesma região, dentro do prazo de cinco anos. Esses beneficiários são jovens produtores rurais e suas famílias que até não conseguem sair do ciclo inter-geracional de pobreza.
Sobre a CARE Brasil
A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações no País em 2001. A CARE Brasil tem a missão de desenvolver comunidades empobrecidas do País, potencializando sua experiência, a diversidade local e os recursos existentes. Atua com foco no desenvolvimento territorial situando-se como agente catalisador de processos de transformação social em que as comunidades e indivíduos sejam protagonistas na busca de soluções duradouras para o combate à pobreza. Possui três eixos estratégicos de atuação: Educação para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Cadeias de Valor e Ajuda Humanitária e Redução de Risco de Desastres. A organização trabalha de forma transversal a questão de Gênero e das Mudanças Climáticas. Atualmente, opera em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Goiás). Em 12 anos, a entidade já apoiou mais de 100 mil pessoas no Brasil.
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional. Com atuação em 84 países, a CARE apoiou, em 2012, mais de 83 milhões de pessoas através de 997 projetos de desenvolvimento e combate à pobreza e respostas humanitárias. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário