Páginas

5/02/2011

Revitalização do Porto das Barcas e Museu do Mar não saiu do papel


Marta Suplicy e Silvio Leite no dia da assinatura da Ordem
de Serviço para obra do Porto das Barcas
A então ministra do turismo, Marta Suplicy, esteve em Parnaíba no dia oito de abril de 2008 e assinou Ordens de Serviço para contratação do Projeto de Recuperação e Revitalização do Complexo Arquitetônico Porto das Barcas em Parnaíba, mas até hoje tal obra não saiu do papel.

A revitalização fazia parte de um pacote de obras conveniadas entre os governos federal, estadual e a Prefeitura de Parnaíba. A obra se subdividiria em duas, o Projeto Arquitetônico e Urbanístico e Projeto Museologico e Museografico (Museu do Mar) e a empresa vencedora foi a Achtus de Fortaleza que deveria iniciar de imediato.

O projeto de revitalização do Porto das Barcas, em Parnaíba, seria de alto nível e naquela época estava orçada em 2,2 milhões de reais e seria financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Porto das Barcas é um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), compostos por casarios construídos no século XVII para dar suporte ao comércio de charque empreendido pelos primeiros desbravadores da região, mas que aos poucos está sendo destruído pela ação do tempo.

Situado na margem direita do Rio Igaraçu, é famoso pelos eventos que recebe e pelas galerias destinadas ao funcionamento de artesanatos, restaurantes, museus, ateliês de artes plásticas, agências de turismos, pizzarias e sorveterias, entre outras atividades.

A obra contemplaria conservação, melhorias das ruas, calçadas, estacionamentos, iluminação, paisagismo, sinalização e programação visual. Estavam previstas ainda, melhorias na infra-estrutura, instalações subterrâneas das redes elétricas e telefônicas, além de reparações de emergência. Tudo seria feito com a preocupação de conservar a originalidade do local.

Tudo isso já ficou no esquecimento dos parnaibanos, como muitos outros projetos que foram aprovados e que também não foram concretizados. O pior de tudo é saber que eram recursos já aprovados e que deixaram de entrar em nosso município. Não dá pra calar, temos que nos indignar com tudo isso e cobrar dos gestores mais responsabilidades.

*Fonte: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário