Páginas

11/30/2012

Moradores de Ilha Grande esperam ações prometidas para a cidade


Imagem: Proparnaiba
No início de 2012, o município de Ilha Grande, no Piauí foi notícia dos maiores sites de nível nacional, quando a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgaram dados acerca da situação fiscal dos municípios do Brasil, onde Ilha Grande ficou com o pior resultado entre todos os outros no país.

A cidade também passa por situações degradantes quanto à estrutura, já que a estrada que dá acesso ao município, há anos não passa por melhorias, além de ser estreita. Durante a noite, populares que precisam trafegar pelo local, correm riscos devido à falta de segurança.

Ilha Grande é uma cidade litorânea com várias potencialidades turísticas, com um dos maiores e importantes centros de renda de bilro, que são até mesmo exportadas; um grande monumento católico, um dos pontos turísticos prediletos dos visitantes com a imagem da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, além do Porto dos Tatus, um local que tem tudo para ser explorado, gerando renda, como culinária com produtos extraídos do local e passeios ecológicos.

A cidade também possui um Festival do Caranguejo, que nos últimos anos vem definhando devido à falta de apoio aos pequenos produtores e empresários que querem investir e oferecer o seu produto aos visitantes.
Mas, outra realidade frustrante para os moradores de Ilha Grande diz respeito à segurança pública, assaltos vêm ocorrendo na cidade e nada tem sido feito. Há algumas semanas uma jovem teve sua motocicleta roubada próximo à localidade onde reside (Morros da Mariana), e, além disso, levaram bolsa com netbook, quantia em dinheiro, roupas e ainda a ameaçaram com uma arma de fogo.

Em janeiro de 2012, a deputada Juliana Moraes Souza juntamente com a atual prefeita da cidade de Ilha Grande, Joana D´Arc Sertão; os vereadores Francisco das Chagas Vaz dos Santos (Cassunete); Batista Gregório; Edmar, “O Sargento”; e Pereirão, delegada Maria de Jesus Bastos, entre outras lideranças, entregaram à deputada várias solicitações, entre elas a de ampliação da quantidade de policiais no município litorâneo, e de obras de restauração de estradas, infraestrutura e turismo.
Os furtos, roubos e outros atentados continuam acontecendo na cidade de Ilha Grande, mesmo após promessas de tentar junto ao governador e ao vice-governador, soluções para minimizar os problemas ocorridos na região. O efetivo policial do município litorâneo não é suficiente para a demanda. A cidade depende parcialmente da cidade de Parnaíba neste sentido, que também passa por problemas estruturais na Polícia Militar.

O mês vindouro encerrará o ano de 2012 e nada foi feito pelo município de Ilha Grande. Nenhuma iniciativa das quais estiveram em pauta foram atendidas. Hoje, o município que fica localizado à aproximadamente 446 Km da capital e possui mais de 10 mil habitantes sofre com o esquecimento do poder público.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário