Páginas

2/28/2013

FUNBIO aprova projeto de ONG realizado no litoral do Piauí


Nesta última semana, o Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) divulgou a lista oficial dos projetos selecionados que receberão financiamento com prazo de execução de 24 meses.
Para esta chamada, o Funbio recebeu 94 propostas, sendo 18 foram aprovadas, onde serão investidos R$ 7,5 milhões em projetos ambientais pelo Brasil.
O Funbio é uma associação privada civil sem fins lucrativos que mobiliza recursos e oferece serviços em prol da conservação da biodiversidade. Atuando há 16 anos, a instituição atua como parceiro do setor privado e de diferentes órgãos públicosestaduais  e federais, viabilizando investimentos socioambientais das empresas e a redução de seus impactos. Já na esfera pública, visam consolidar políticas de conservação e viabilizar programas de financiamento ambiental. Por meio destas parcerias a instituição já apoiou 181 projetos em 195 Unidades de Conservação (UC), pelo país.
Sendo o único selecionado do Estado do Piauí, o projeto proposto pela CIA visa fortalecer as comunidades tradicionais da Ilha Grande de Santa Isabel (PI) através pesquisas científicas, capacitação técnicas e gerenciais das organizações locais envolvidas em esforços de conservação e manejo sustentável dos recursos naturais. O projeto tem parceria com a Embrapa Meio-Norte, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com a coordenadora do projeto, Francinalda Rocha, essa proposta vem contribuir para o fortalecimento do pedido de criação da RESEX Cajuí, com a preservação dos recursos naturais das demais UCs presentes na área, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais por meio da gestão das atividades econômicas e o incentivo a novas atividades sustentáveis, promovendo o treinamento de guias de ecoturismo locais, através de palestras, mini-cursos e visitas supervisionadas.
Segundo o presidente da CIA, Leandro Inakake, o projeto está em fase de contratação e deve iniciar em meados de abril ou maio. “A CIA vem desempenhando o seu propósito, que é a realização de projetos, mas também a participação e apoio aos grupos organizados da região. A aprovação deste projeto é a indicação que estamos no caminho certo”, completou.
*Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário