Páginas

4/02/2013

Parnaíba ganhará Centro de Interpretação da LIBRAS


Imagem: Tacyane Machado
O estado do Piauí em 2013 ganhará Centrais de Interpretação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), que tem como objetivo, garantir atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso a serviços públicos.

cidade de Parnaíba será uma das beneficiadas, além dos municípios de Teresina e Picos. As centrais já foram autorizadas pelo Governo Federal e o governo do estado do Piauí já está articulação com os municípios.

Cada central conta com computadores, serviço de comunicação por imagem e som, equipamento de telefonia e um veículo para atendimento in loco (no local).

As centrais serão entregues mediante assinatura de termo de doação entre a SDH e os gestores estaduais, destacando o compromisso de colocar o serviço em funcionamento em até 120 (cento e vinte) dias a contar da data de assinatura do referido termo. Cada cidade contemplada receberá um kit unitário para implantação das centrais, composto por mobiliário, equipamentos de uso interno e veículo para o transporte dos profissionais.
De acordo com o Censo 2010, existem no país aproximadamente dois milhões de pessoas com deficiência auditiva severa. A adesão ao convênio de fornecimento das centrais é facultativo aos estados. A Central deve estar vinculada à prefeitura, ministérios públicos estaduais, secretarias estaduais, ou ONG’s do segmento.

*Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário