Páginas

4/22/2013

Luis Correia... Até quando esperar?


       O Povo dos Bairros Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição, estão abandonados a própria sorte em relação à Saúde Pública. O PSF que atende as duas comunidades está sem vacinas porque a geladeira da “Unidade de Saúde” está no prego. Enquanto isso as crianças ficam sem a vacinação... As pessoas que se encontram em suas residências doentes, bem como os idosos, ficaram sem as visitas domiciliares do programa de saúde. O Posto de Saúde não possui sequer sacos para lixo. Uma moradora que pede para não ser identificada procurou atendimento para o seu filho que cortou o pé com caco de vidro e voltou para a sua residência revoltada, pois não tinha material para fazer o curativo. Resolveu então procurar o hospital, mas ao chegar ao local também não tinha médico de plantão...
            Essa é a situação do Santa Luzia e do Nossa Senhora da Conceição. E a situação dos outros bairros da cidade? E a situação da Zona Rural?
         Antigos problemas... Antigos Governos... Antigas práticas políticas... Antigas formas de votar...
         Moramos num belo jardim presenteado por Deus. Desde tempos antigos que roubam as flores do nosso jardim e não dizemos nada. Os ladrões já não se escondem mais e não dizemos nada, eles estão mais ousados por que conhecem o nosso medo. Eles sabem que o nosso medo é de falar, de gritar o grito do protesto, da denúncia, da indignação, da revolta, da manifestação, da participação, da cidadania... O grito da liberdade.
          Até quando esperar até que o povo faça a revolução e quebre as correntes da escravidão política e se liberte da na alienação que faz a gente desconhecer nossos direitos e deveres perante a sociedade que vivemos. Uma escravidão que gera cada vez mais pobreza, porque se estamos na alienação não temos capacidade e competência para exigir dos governantes as políticas públicas para o nosso desenvolvimento.
            Vivemos em uma sociedade que não tem ainda sequer um sistema de transporte público e coletivo de qualidade. Os usuários do sistema são escravos da vontade dos motoristas e donos de empresas que fazem os horários ao seu bel prazer. O critério para definição do horário é a lotação da van, num flagrante desrespeito as pessoas que tem hora marcada para honrar seus compromissos na cidade de Parnaíba. Isso é apenas um dos exemplos que deixam claro o descaso público a escravidão do Povo de Luis Correia. Um povo que vive sem Saúde para viver bem e sem Educação para ser cidadão.
        Nossa consciência está em profunda servidão. Nós estamos acorrentados. As paredes da prisão estão na nossa inconsciência. Liberdade é o objetivo. Consciência é o método para se alcançar o objetivo.
            Luis Correia... Até quando esperar?
           
*Imagem: Gilberto Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário