Páginas

4/29/2013

RU e cozinha da casa de estudantes são fechados pela UFPI


Imagem: Tacyane Machado
Estudantes, funcionários e servidores da Universidade Federal do Piauí, Centro Universitário de Parnaíba que chegaram em frente ao Restaurante Universitário na tarde desta sexta-feira (26/04) se deparam com o aviso de que a partir de segunda-feira (29/04), o referido espaço estará fechado por tempo indeterminado para que sejam tomadas medidas de segurança.
O diretor do campus, Dr. Alex Marinho, esclareceu que há 47 dias atrás foi feito por parte do Corpo de Bombeiros uma vistoria no campus à pedido dos alunos, onde foram detectadas diversas irregularidades no quesito segurança.
“Não existe sinalização, os extintores estavam há 3 anos e meio vencidos, além de outros pontos críticos como o Restaurante Universitário e a cozinha da casa dos estudantes da instituição”.

De acordo com Marinho, o Corpo de Bombeiros notificou a universidade no dia 06 de março de 2013, onde no conteúdo do documento apresentava a reprovação de todos os itens de segurança do campus. “Eles pediram que a universidade se manifestasse em 3 dias úteis, onde o diretor da época pediu para que o Corpo de Bombeiros desse um prazo maior que foi de 60 dias, e já se passaram 47 dias, porém não foram tomadas medidas suficientes”.

Uma das medidas já tomadas, trata-se da reposição dos extintores de incêndio, mas o diretor afirmou que estes não são suficientes para atender a demanda de todo o prédio, pois o campus necessita de um projeto de segurança.
“Diante dos problemas, houveram alguns pontos que precisaram de decisões urgentes, como as instalações de gás do RU e da cozinha da casa dos estudantes. Fizemos uma avaliação e percebemos problemas nestes locais”.

Alex Marinho informou que já existe o projeto de segurança para todo o campus, houve uma licitação, onde uma empresa da Bahia foi a vencedora. “Essa empresa está desenvolvendo o projeto que depois de elaborado precisa ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros e após esse trâmite é que a empresa irá implementar o projeto no prédio”.
O diretor ressalta que a decisão foi tomada pelo Conselho Departamental do campus. “Todos os relatos que ouvimos, entre eletricistas, alunos, Bombeiros e baseado também em um laudo do Corpo de Bombeiros, o RU e a cozinha da casa dos estudantes é caso de urgência, foi então que nós fizemos uma circular nº 13/13-GAB para que se fechasse esses dois locais até que se regularize os itens de segurança necessários, pois coloca em risco, não só os estudantes e professores, como também, toda a comunidade acadêmica”.

Exigências do Corpo de Bombeiros

Ele seguiu dizendo que enquanto diretor entrará em contato com a UFPI de Teresina para agilizar o processo para que as aulas tenham início regularmente no dia 20. “Mas é importante lembrar que a decisão por parte do Conselho Departamental da UFPI é que se a situação não for solucionada o RU continuará fechado por medidas de segurança”.
O Dr. Alex Marinho disse que, de acordo com o laudo dos bombeiros, o campus da UFPI, em Parnaíba, não tem condições nem de estar funcionando quanto à quesitos de segurança. “O fechamento do RU foi uma decisão do Conselho Departamental por ser o ponto mais crítico e tambem a cozinha da casa dos estudantes, que foi interditada e os alunos usarão sistema de gás comum enquanto o problema não for solucionado”.
As providências já estão sendo tomadas pela direção para que o sistema de gás através de cilindros da casa dos estudantes seja desativado. “Estamos notificando a empresa, que é terceirizada e cuida disso, para que ela venha desativar ou consertar definitivamente esse sistema”.

Itens reprovados pelo Corpo de Bombeiros no campus da UFPI em Parnaíba
- Inexistência de um ou mais sistemas de segurança contra incêndio e pânico exigidos para edificação;
- Inexistência de um ou mais componentes de um sistema exigido para a edificação;
- Falta de condições de operacionalidade ou de manutenção de um ou mais sistemas exigidos para edificação;
- Falta de condições de operacionalidade ou de manutenção de um ou mais componentes de um sistema exigido para edificação;
- Ausência de Atestado de Regularidade ou Atestado de Conformidade ou posse dos documentos com prazo de validade vencido ou cassados;
- Ausência de sinalização ou indicação de um ou mais componentes de um sistema exigido para edificação;
- Inexistência das vias de escapes para a população da edificação;
- Vias de escapes para a população da edificação obstruídas ou deficientes;
- Ausência de um ou mais dispositivos destinados a proporcionar segurança às vias de escape;
- Ausência de um ou mais sistemas de proteção de estruturas exigidas para a edificação;
- Deficiências na instalação de um ou mais sistemas de proteção de estruturas exigidos para a edificação;
- Existência de sistemas ou equipamentos inadequados ao risco a proteger;
- Sistemas ou equipamentos mal instalados ou mal localizados;
- Sistemas ou equipamentos mal dimensionados para o risco a proteger.

*Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário