Páginas

12/03/2012

Praça dos Poetas: sujeira e abandono no centro de Parnaíba 


Imagem: Proparnaiba
A Praça dos Poetas, inaugurada na gestão do ex-prefeito de Parnaíba, Paulo Eudes Carneiro com o objetivo de tornar o espaço, um centro cultural e de homenagem a poetas locais e regionais, tornou-se ao longo do tempo, um ambiente desprezado em pleno centro da cidade.

Antes, o local abrigava um terminal de ônibus, onde um grande número de ambulantes faziam vendas para os que embarcavam e desembarcavam, além dos populares que faziam compras na região central da cidade.

projeto, além de não chamar a atenção da população, pois não atraiu populares para o local com o intuito de promover cultura, não valorizou os poetas de formas significativa e tampouco recebeu os cuidados devidos.

Com o passar do tempo, virou um depósito de lixo, placas com os nomes dos poetas foram arrancadas, populares utilizam o local como banheiro público, e em determinados horários, a falta de segurança predomina. No espaço, além de muitos assaltos, ano passado foi cometido um assassinato no espaço.

Sem utilização e conservação, o logradouro público está abandonado e sujo. Havia também inicialmente, um jardim, que não foi tratado de forma contínua e perdeu a “vida”.

A falta de cuidados facilita a permanência de dependentes químicos, que ocupam os bancos ao anoitecer para consumir drogas. Além disso, os depósitos de lixo não são suficientes para a demanda de tantos comércios, acumulando restos de materiais de lojas ao redor da praça, atraindo ratos e baratas, sem falar do aspecto visual.





Outro problema no local, segundo comerciantes, diz respeito ao número de ambulantes ao lado da grade lateral da praça, que prejudica as vendas destes por quase tornarem alguns pontos intrafegáveis por ocupar maior parte da calçada e muitos destes não contribuem com a limpeza.


Editorial Proparnaiba.com

A praça, assim como outras no centro da cidade, merece cuidados. Se não houver providências, aos poucos, patrimônios e consequentemente, memórias, perderão o valor cultural diante do tempo.
Não somente ambulantes jogam lixo nas calçadas da praça e sujam o espaço, mas alguns comerciantes da área, pois sem nenhuma preocupação despejam no local, restos de caixas e sacos plásticos.

*Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário