Páginas

10/18/2012

O artesanato feito na região Norte do Piauí é permeado de cultura, beleza e diversidade de materiais.


Alguns artesãos usam o couro como matéria prima, outros utilizam bordados, tecidos, pedras, fibras e tintas. O fato é que o artesanato feito na região Norte do Piauí é permeado de cultura, beleza e diversidade de materiais.

Em Campo Maior, cidade localizada a 84 quilômetros de Teresina, os produtos feitos através de bordados e dos trançados em palha de carnaúba são os responsáveis por enfeitar a produção local. Mais de 100 mulheres dominam o oficio da costura, com a utilização da técnica conhecida como “bainha aberta”, da qual são produzidos inúmeros produtos, como toalhas de mão, toalhas de rosto, blusas, vestidos, roupas de cama, bolsas, dentre outros produtos.

Segundo a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, três grupos são responsáveis pela produção local de Campo Maior, são eles: a Cooperativa dos Artesãos, a Oficina de Artesãos e o Grupo de Produção.

Na cidade de Castelo do Piauí, a 211 quilômetros da capital, a produção artesanal é feita a partir do couro. A Associação de Artesanato da cidade utiliza utensílios manuais na confecção de indumentárias de vaqueiro, peças decorativas e utilitárias, como caixas, tamboretes e acessórios de moda.




No litoral, o artesanato ainda ganha maior presença. Na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba  a maioria da população domina o oficio da produção do artesanato com renda de bilro e peças feitas à base de carnaúba. A participação da associação do local em feiras específicas organizadas nas grandes capitais do país tem contribuído para a expansão da atividade.

Em Parnaíba, localizada a 339 quilômetros da capital, a Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba (Campal) é a mais antiga do Piauí e agrega a produção de artesanato em escultura, trançados em palha de carnaúba, agave, cipó de leite, taboa, entre outros. Próximo à Parnaíba, em Luis Correia, grupos especializados com produções em fibra de taboa ganham destaque.

foto: Paulo Barros
edição: minhailhagrande
informações:Glenda Uchôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário