Páginas

10/11/2012

Terceira etapa do Porto de Luís Correia entra em processo de licitação



Trabalhadores no Porto de Luis Correia (Foto:Kalberto Rodrigues)

Atualmente a obra está na fase de fechamento de planilha para apreciação da Secretaria Especial de Portos.

O litoral piauiense não é feito só de beleza. Além do turismo, também guarda muitas riquezas que, sustentavelmente exploradas, farão do Piauí um dos lugares com maior qualidade de vida. Uma das obras que ajudarão esse desenvolvimento será conclusão do Porto Marítimo de Luís Correia que já se encontra em sua terceira etapa, com mais R$ 150 milhões investidos para colocar em operação um Terminal de Granéis Líquidos e Sólidos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), atualmente obra está na fase de fechamento de planilha para apreciação da Secretaria Especial de Portos, responsável pelas obras, para em seguida ser realizada licitação, com propostas de menor valor.

“Economicamente, a obra é uma redenção econômica para o Estado o que irá proporcionar a navegabilidade do Rio Parnaíba, contribuindo também para de Zona de Processamentos de Exportação (ZPE) e os Portos Secos”, destaca o secretário estadual de transportes, Avelino Neiva.

O Porto de Luís Correia é um antigo sonho dos empreendedores e de todos os cidadãos piauienses que terão uma porta aberta para negociar com o restante do mundo através de um corredor atlântico. Essa obra também está incluída numa lista de 14 portos marítimos que receberão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para obras de dragagem de aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso.

Aeroporto de Parnaíba
Outra obra importante realizada pelos governos Federal e Estadual no litoral piauiense foi a reforma do Aeroporto de Parnaíba, que ganhou pista para receber voos internacionais, melhorias na casa de passageiros e iluminação especial para funcionamento noturno.

Com uma pista de 2.500 metros, o aeroporto de Parnaíba possui, hoje, uma das maiores pistas de pouso e decolagem do Nordeste. Projetado para receber aeronaves de grande porte, tais como os aviões 767, que têm capacidade para transportar em média 300 pessoas, o aeroporto tem uma estrutura completa para receber voos comerciais vindos de todos os destinos. “Essa reforma aproxima o litoral piauiense, e a economia de todo o mundo”, conclui Avelino Neiva.

Edição: Jornal da Parnaíba | Por Mírian Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário