Páginas

10/02/2012

Tartarugas do Delta em Congresso de Unidades de Conservação

 
Imagem: Divulgação
Na última semana de setembro a equipe de Educação Ambiental do Projeto Tartarugas do Delta participou do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) “Áreas Protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”, promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Natal no Rio Grande do Norte.
O evento reuniu os principais especialistas da conservação da natureza que discutiram a importância econômica das unidades de conservação (UC’s), a necessidade de proteção dos oceanos e de toda a sua diversidade biológica, avançando no debate sobre as UC’s nas zonas marinhas e costeiras que atualmente equivalem a 1,5% no Brasil e deve alcançar 10% de área protegida até o ano de 2020.
O evento envolveu aproximadamente 1.000 congressistas entre membros da sociedade civil, instituições de ensino superior, organizações não governamentais, servidores públicos estaduais e federais, além de participantes de diversos países como Argentina, Peru, Canadá, Estados Unidos e Kenya.
Paralelamente ao VII CBUC, foi realizado o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, onde foram abordados os temas: Áreas Naturais Protegidas: Gestão para Resultados; Proteção à Biodiversidade Marinha; Negócios e Áreas Protegidas; e Planejamento na Escala de Paisagens e Unidades de Conservação.
Nesse espaço 119 trabalhos técnicos foram apresentados, abrangendo as áreas da Biologia da Conservação; Estratégias de Sustentabilidade; Planejamento, Gestão e Manejo; Políticas Públicas e Serviços Ambientais e Valorização Econômica. O Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, participou com o trabalho intitulado “Educação Ambiental na APA Delta do Parnaíba: uma proposta do ProjetoTartarugas do Delta no litoral do Piauí”.
“O debate de grandes especialistas sobre esta temática em especial - UC’s, é muito importante, pois essas informações podem auxiliar na elaboração de políticas públicas para a criação de outras unidades que garantam a proteção, conservação e manejo adequado da biodiversidade; estratégias e gestão das áreas de proteção já existentes; e de que maneiras essas áreas podem contribuir para o desenvolvimento econômico da região”, disse a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
 
Fonte: Tartarugas do Delta
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário