Durante o monitoramento noturno realizado nesta madrugada (17) a equipe do Projeto Biodiversidade Marinha do Delta (Biomade), patrocinado pela Petrobras, flagrou a desova de duas tartarugas marinhas da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como tartaruga-de-pente, na praia do Arrombado em Luís Correia (PI). O período reprodutivo das tartarugas marinhas no litoral piauiense teve inicio no mês de fevereiro e a equipe do Projeto Biomade tem realizado monitoramentos em ninhos na praia da Pedra do Sal em Parnaíba e nas praias do Coqueiro e Arrombado no município de Luís Correia. O nascimento dos primeiros ninhos está previsto para o mês de abril e durante esse período os técnicos do projeto irão realizar monitoramentos de forma intensa nestas áreas consideradas importantes para o ciclo de vida das tartarugas marinhas. No entanto, existe uma preocupação em relação aos feriados de carnaval e semana santa, onde aumenta o tráfego de veículos motorizados na praia, um dos principais fatores de comprometimento da sobrevivência dos filhotes.
"O homem passa a ser uma ameaça à natureza nesta situação. Quando o veículo circula na areia ele pode passar por cima de um ninho e destruí-lo! Os locais onde foram confeccionados os ninhos em diferentes trechos na praia, estão sinalizados com estacas" afirmou Werlanne Magalhães coordenadora do projeto.
As ações para minimizar os impactos provocados pelos veículos estão sendo articulada com o apoio da Secretaria municipal do Meio Ambiente de Luís Correia. O projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, convida você para fazer parte desse trabalho de conservação!
*Coordenação de Comunicação Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade
*www.biomade.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário