Páginas

2/19/2014

Presidenta Dilma fala sobre porto de Luis Correia e o de Cuba

A presidenta Dilma Rousseff chegou à Teresina por volta de 9h50 desta terça-feira (18). Após desembarcar no aeroporto da capital, concedeu entrevista a emissoras de rádio e falou sobre o financiamento do BNDES ao Porto de Mariel, em Cuba, e o Porto de Luis Correia, no Piauí, 
que está há mais de 30 anos sem ser concluído.
"Nós não financiamos o porto de Mariel (em Cuba), nós financiamos 400 empresas brasileiras que forneceram equipamentos para o porto de Mariel, o que garante empregos aqui no Brasil. Isto é algo que tanto os Estados Unidos quanto os países europeus fazem sistematicamente. E isto é vantajoso para as empresas brasileiras" disse.
Sobre o Porto de Luis Correia afirmou que o problema não é a falta de dinheiro para a sua conclusão, mas pendências com o Tribunal de Contas da União (TCU).
"Nós colocamos no PAC, disponibilizamos recursos. O que aconteceu? primeiro, nós licitamos uma empresa, tivemos dificuldades com essa empresa, essa empresa que venceu a licitação não cumpriu prazos. Por não cumprir prazos, foi questionada pelo Tribunal de Contas da União no contrato. O Tribunal verificou que havia supostas irregularidades, porque ainda não está provado. Em 2011, o governo rescindiu o contrato com essa empresa, por conta disso, todas as obras atrasaram. Para continuar a obra é preciso resolver todas as questões pendentes verificadas pelo TCU para poder continuar a obra. É assim que funciona no Brasil" afirmou.
A presidenta afirmou que a Secretaria Nacional dos Portos está fazendo "um estudo mais aprofundado em todos os aspectos da obra, inclusive refazermos o projeto e agora iremos licitá-lo novamente. Isto atrasou o processo. Outros portos que começaram depois ficaram prontos antes do que o porto de Luis Correia. Estamos fazendo tudo com muito critério, para não termos interrupção, pois interrupção por interrupção, já vão mais de 30 anos".
A presidenta, após a entrevista, seguiu para o Centro de Convenções do Atlantic City, onde vai anunciar obras de mobilidade urbana para Teresina e entregar máquinas motoniveladoras, caçambas e caminhões pipa para 35 prefeituras municipais piauienses. 
*Acessepiaui.com
*Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário