Páginas

1/24/2013

Comunidade Chafariz carece de infraestrutura e respeito

Situada às margens do Rio Igaraçu, a comunidade Chafariz é uma das mais abandonadas de Parnaíba. Mais de 80 famílias vivem em uma região que não dispõe de calçamento, limpeza pública e água encanada. Apesar de ter um posto de saúde há quase 15 anos, ele nunca funcionou um dia, sempre esteve fechado. 

O atendimento médico é feito de forma improvisada na Escola Municipal Edenir Araújo de Souza. Até hoje os moradores estão aguardando a inauguração da unidade de saúde.


A falta de água encanada nas residências gera muita insatisfação. Nem todos podem comprar água mineral. A comunidade é formada por pescadores e pessoas humildes. Muitos pegam água no Rio Igaraçu ou em comunidades vizinhas, a exemplo do Catanduvas.

O Chafariz também não conta com serviço de limpeza pública. Para não ficar amontoado e causando mau cheiro, o lixo é queimado ou enterrado. Os jovens reclamam que não há uma praça ou quadra de esportes. Todas as ruas ainda são de areia. E, no inverno, piora por causa das poças de lama.

Quem quiser ir a um supermercado ou farmácia precisa estar com bom preparo físico para pedalar, ou pagar um mototaxi, pois não há vans que fazem o transporte de passageiros do Chafariz até o Centro de Parnaíba. 

 
É difícil entender como uma comunidade que fica a poucas centenas de metros da casa do ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, ficou tanto tempo desassistida pelo poder público. Mas, os moradores continuam esperançosos, porque sabem que o atual prefeito Florentino Neto também mora muito próximo da comunidade.

Mesmo enfrentando todas essas dificuldades, a população do Chafariz é privilegiada por morar em uma das áreas mais bonitas de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário