Páginas

1/22/2013

Macapá e Barrinha: jóias do litoral piauiense 


Imagem: Divulgação
Localizado numa estreita faixa costeira, mas rico em belezas naturais, o litoralpiauiense é conhecido como um dos mais bonitos e preservados cenários praianos do Brasil. As praias pertencente aos municípios de Luis Correia e Cajueiro da Praiasão são as mais propícias para banho e para a prática de esportes náuticos, atraindo turistas que procuram tranquilidade e belas paisagens.

Só em Luis Correia, são sete praias oferecendo, cada uma, um conjunto de prazeres. Para quem procura um contato maior com a natureza, orla larga para realizar caminhadas, apropriada para banho e adequada para a prática de esportes náuticos como canoagem e kitesurf, a pedida é a praia de Macapá, que por ser localizada a 27km de Luis Correia, serve de recanto para os turistas que buscam sossego. O acesso a Macapá é feito pela PI-116.  

Francisco Pereira da Silva, 48 anos, natural de Teresina, visita há mais de 15 anos o litoral piauiense e prefere a praia de Macapá pela tranquilidade. “Sempre que venho a Luis Correia fico em Macapá, conheço todas as praias daqui, mas prefiro Macapá por causa da tranquilidade”, afirma.

Já Cristiane Antunes de Sousa, 30 anos, natural de Curitiba, ressalta a água limpa como ponto forte de Macapá.  “Vim conhecer o litoral do Piauí por causa do meu marido, que é piauiense. Achei muito lindas as praias. Conheci Atalaia, Coqueiro, para mim não tem defeito, mas gostei muito de Macapá porque a água daqui é bem limpinha, para quem tem criança pequena é uma maravilha”, destaca a turista.

Mas quem tiver disposição para se aventurar pelo litoral do Piauí e quiser se deslumbrar com a sua beleza, não pode deixar de visitar o Povoado de Barrinha, localizado entre a famosa praia de Barra Grande, conhecida por seus ventos constantes e por ser muito procurada por keitsurfistas e a cidade de Cajueiro da Praia, que faz divisa com o Ceará.

Barrinha é uma aldeia de pescadores muito charmosa, com casas coloridas e fachadas decoradas com flores, paisagens de tirar o fôlego e praias pouco exploradas. Fica cerca de 66 km de Parnaíba.

Em Cajueiro da Praia o visitante pode ainda conferir o Projeto Peixe-boi que colocou oficialmente sob proteção esse mamífero através da criação da Lei 51, de 12 de março de 2003. Atualmente, Cajueiro conta com cerca de 20 peixes-bois. O projeto é executado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos/Ibama com a co-gestão da Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio da Petrobras.
*Fonte: Ccom
*Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário